top of page

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson faz parte de um conjunto de doenças que são as doenças neurodegenerativas.

A Doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais prevalente na população mundial, seguindo- se a Doença de Parkinson. Afeta milhões de pessoas no mundo, e num estudo de 2107, estima-se que em Portugal cerca de 18 a 20 mil pessoas tenham a doença.

A doença de Parkinson é uma doença crónica, progressiva e degenerativa. Ela resulta de uma disfunção neurológica, em que há uma destruição progressiva das células responsáveis pela produção de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor, uma substância química (como a serotonina, noradrenalina, etc.) que comanda a atividade muscular a nível cerebral.

Entre os sintomas mais comuns temos:

- Tremor

- Lentidão generalizada dos movimentos

- Rigidez muscular (tronco e membros)

- Dificuldade na marcha

- Perda de movimentos automáticos


Outros sistemas e órgãos também são comprometidos com frequência e pode ocorrer: cansaço, perturbação do sono, ansiedade, depressão, alterações cognitivas, perda parcial do olfato, perturbação do humor, etc..

 
 

Para além do diagnóstico e tratamento recomendado pelo profissional de saúde, segundo um estudo de 2020, a massagem colabora para uma melhoria na qualidade de vida dos doentes, com efeitos benéficos nos sintomas motores e não motores.

A nível motor, os músculos, com o constante tremor próprio da doença, ficam cansados/exaustos. Quando estas pessoas recebem massagem, os músculos ficam relaxados, ganham flexibilidade e ficam melhores para responder aos sinais impróprios que são recebidos do sistema nervoso. A massagem também contribui para uma melhoria na qualidade do sono, diminuição da fadiga/cansaço, diminuição da ansiedade e dos sintomas depressivos.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page