O stress pode ser o herói ou o vilão da tua história




Uma verdade inabalável é que a mente e o corpo funcionam de forma conjunta, não existem isoladamente e partilham informação de forma contínua.


­­­­­­­­Muito do que o teu corpo sente é influenciado pelos pensamentos e emoções, e o que pensas depende do que se vai passando no corpo.



O stress é útil em pequenas quantidades, sendo que é um dos maiores disruptores do bem-estar quando é experienciado de forma contínua.



Numa situação que te cause stress o corpo vai reagir para dar uma resposta de luta ou fuga, funcionando como um gatilho para te preparares para a ação. Esta resposta é inconsciente e controlada por uma das partes mais primitivas do cérebro, que nos liga aos restantes animais. O corpo fica tenso, os níveis de adrenalina aumentam e ficas cheio de energia para responder a alguma emergência. A mente, trabalhando de forma síncrona com o corpo, vai percecionar a tensão que existe no teu corpo e vai interpretar como ameaça, o que leva o corpo a ficar mais contraído e preparado para mais ação. Este ciclo vicioso se perpetuado torna-se desgastante. Se a fonte causadora do stress for retirada, sairás bem deste processo.

É quando o stress se torna o herói da tua história.


Quando o stress é contínuo o círculo vicioso não é interrompido, não existe tempo para a recuperação e há uma exaustão física e mental. Parece a corrida dos ratos, que mantém a roda sempre a girar. É nestas altura que as doenças aparecem. Tarefas simples que exigiam pouco esforço adquirem uma magnitude que nem tu próprio consegues entender. O cansaço é constante e sentes uma dificuldade cada vez maior para dar resposta ao teu dia-a-dia.

O stress tornou-se o vilão da tua história.


Para além de outros estratégias que podes (e deves) adquirir para combater o stress diário, a massagem de relaxamento vai ajudar-te. Vai atuar no corpo, reduzindo a tensão muscular e vai atuar igualmente na tua mente, com a redução das hormonas de stress e libertação de hormonas que te vão tranquilizar e fazer sentir bem.

Ao conseguires quebrar o ciclo vicioso, o teu corpo e mente vão ficar em estado de alerta tranquilo, serenos, o que vai aumentar os teus níveis de energia e concentração. Da mesma forma vais ficar mais responsivo, sem exigir esforço adicional para as tarefas diárias e os teu níveis de cansaço vão diminuir.


Uma das coisas que vejo com os meus clientes é que aqueles que estão sujeitos a maiores níveis de stress, que percecionam isso das mais variadas formas - através de diminuição da rentabilidade, dificuldade para fazer tarefas diárias, cansaço sem justificação é que utilizam várias estratégias para se reequilibrarem e manterem este equilíbrio.


E lembra-te, escuta o teu corpo, ele conta-te a história que precisas de saber.

Estou contigo.

4 visualizações0 comentário