top of page

Espreguiçar a melhor forma de começar o dia!


Outro dia foi-vos lançado um desafio.

Quais os animais que se estariam a espreguiçar nas fotografias?

Eis a reposta: um LEOPARDO, um GATO e uma MULHER.

É verdade, os animais também o fazem, e são bastante espertos por o fazerem! Quase que todos nós já viram um gato a espreguiçar-se, mas provavelmente não parámos para pensar qual a importância do ato em si.

Vamos então entrar mais em pormenor sobre este assunto.






Numa situação normal, passamos 1/3 dos nossos dias e por isso 1/3 das nossas vidas a dormir, considerando 8 horas de sono.

É muito tempo, alguns dirão. É, no entanto, de extrema importância que esse período de repouso seja feito, quer para uma reparação mental, quer para uma recuperação física, sendo que a qualidade do sono ainda se torna mais relevante.

O que interessa termos 10h de sono mas não termos um sono de qualidade? Bom, mas isso é para falarmos noutra altura.

Claro está, que nos adultos, o tempo de sono/repouso pode variar com mais ou menos horas, consoante as necessidades de cada um.

Assim sendo ao fim deste tempo, temos que “despertar” o corpo e o cérebro.


Mas o que é o espreguiçar?

É um alongamento, nada mais.


E espreguiçar durante o dia também traz vantagens?

Claro que sim. Partindo do pressuposto, como referido anteriormente, que “é um alongamento” e sabendo que não deveremos permanecer na mesma posição mais do que 1 hora então espreguiçar traz sempre vantagens.


Então, vamos listar algumas vantagens de espreguiçar:

- Promove a atividade cerebral – ao espreguiçar, os músculos vão alongar e como tal vai haver ativação da circulação sanguínea;

- Promove sensação de bem-estar e ajuda na memória – ao espreguiçar, vai haver libertação de endorfina (classificada como a hormona do prazer), assim como a libertação de serotonina que se relaciona com um estado de espírito positivo e ajuda no processo da memória e aprendizagem;

- Evita dores de cabeça – a maioria das dores de cabeça, as chamadas cefaleias de tensão, têm por origem a tensão muscular; desta forma, ao espreguiçar os músculos vão alongar e permitir o seu relaxamento

- Promove a flexibilidade – ao espreguiçar a lubrificação das suas articulações vai aumentar; com esse hábito, permite que a flexibilidade seja mantida e com o decorrer dos anos o impacto da perda normal com a idade não seja tão grande; para além disso como a tensão nas articulações é diminuída, ajuda em doenças como a fibromialgia.


E nas crianças, é possível implementar este hábito saudável?

Claro que sim; e desde cedo.

É algo muito simples que inicialmente irá ser encarado como uma brincadeira e que com o decorrer do tempo poderá fazer parte da rotina.

Vamos espreguiçar! Vamos dar mais saúde ao nosso corpo e mente!


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page